Visitantes

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Farao II Dinastia - Hotepsekhemui (2926 a.C a 2888 a.C)

                Estátua do Faraó Khasekhem
Khasekhemui (2714 a.C. 2686 a.C., às vezes soletrado Khasekhem ou Khasekhemwy) foi o último rei dasegunda dinastia do Egito. Pouco se sabe sobre Khasekhem, além de que ele liderou várias campanhas militares significativas e construiu vários monumentos, ainda existentes, mencionando uma guerra contra os nortistas. Seu nome significa "os dois poderosos aparecem". Seu nome significa «os dois poderes (Hórus eSet) surgem» (do egípcio kha: surgir/manifestar; sekhem: poder; ui: plural dual).

Comprimento do Reinado

De acordo com o estudo de Toby Wilkinson acerca da Pedra de Palermo, na Anais Reais do Egito Antigo, este documento da  quase contemporânea 5ª dinastia atribui a Khasekhem um reinado de 17,5 ou cerca de 18 anos completos. Wilkinson sugere que um reinado de 18 "anos completos ou parcial" pode ser atribuído a Khasekhem desde a Pedra de Palermo e seus fragmentos associados registram os anos 3-6 e 12-18 anos deste rei e observa que é seu último ano registrado na seção preservada do documento. Uma vez que a contagem de gado é demonstrado ser regularmente semestral durante a segunda dinastia de acordo com a Pedra de Palermo (o ano da contagem 6, 7 e 8 é preservada no documento mais anos completos após essas contagens, respectivamente).
Khasekhem normalmente é colocado como o sucessor de Seth-Peribsenembora alguns egiptólogos acreditem que um outro faraó, Khasekhem, governou entre eles. A maioria dos estudiosos, no entanto, acreditam Khasekhem e Khasekhemui são, na verdade, a mesma pessoa. Khasekhem pode ter mudado seu nome para Khasekhemui depois que ele reunificou o Alto e Baixo Egito depois de uma guerra civil entre os seguidores dos deuses Hórus e Set. Outros acreditam que ele derrotou o rei dominante, Seth-Peribsen, depois de voltar para o Egito vindo de uma revolta na Núbia. De qualquer maneira, ele terminou a disputa da segunda dinastia e reunificou o Egito.
Khasekhemui é único faraó na história egípcia como tendo ambos os símbolos de Hórus e Set em seu serekh. Alguns egiptólogos acreditam que essa foi uma tentativa de unificar as duas facções, mas depois de sua morte, Set foi retirado do serekh permanentemente. Ele é o mais antigo rei egípcio conhecido por ter construído estátuas de si mesmo.
Khasekhemui aparentemente empreendeu projetos de construção consideráveis ​​sobre a reunificação do Egito. Ele construiu em pedra em el-Kab, Hieracompolis e Abidos. Ele, aparentemente, construiu uma única, bem como enorme tumba em Abidos, a última tumba real construída naquela necrópole (Tumba V). O túmulo trapezoidal mede cerca de 70 metros de comprimento e tem 17 metros de largura na sua extremidade norte, e 10 metros de largura na sua extremidade sul. Esta área foi dividida em 58 quartos. Antes de algumas descobertas recentes daprimeira dinastia, a sua câmara funerária central foi considerada a mais antiga estrutura de alvenaria do mundo, sendo construída de pedra calcária extraída. Aqui, os escavadores descobriram um cetro do rei em ouro e pedras preciosas, assim como várias panelas lindamente feitas de pedra com pequenos revestimentos de folha de ouro na tampa, aparentemente perdidas por ladrões de túmulos anteriores. Na verdade, Petrie detalhou um número de itens removidos durante as escavações de Amélineau. Outros itens incluídos como instrumentos de pedra, bem como uma variedade de ferramentas de cobre e vasos, vasos de pedra e vasos de cerâmica cheios de grãos e frutas. Existiam também pequenos objetos de vidro, contas de cornalina, ferramentas modelo, cestaria e uma grande quantidade de selos.
Khasekhemui construiu um forte em Nekhen, e em Abidos foi enterrado na necrópole de Umm el-Qa'ab. Ele também pode ter construído o Gisr el-Mudir em Saqqara.

Família

A esposa de Khasekhemui foi a rainha Nimaethap, mãe dos filhos do rei. Eles eram os pais de Djoser e a esposa de Djoser Hetephernebti. É possível também que era seu filho Sanakhte.

Fotos:

Recipiente de calcário com tampa de ouro da tumba de KhasekhemuiEstátua da Khasekhemui, Ashmolean MuseumOs restosdo túmulo de Khasekhemui em Umm el-Qa'abEstátua da Khasekhemui, Museu Egípcio, no Cairo
Recipiente de calcário com tampa de ouro da tumba de KhasekhemuiEstátua da Khasekhemui, Ashmolean MuseumOs restos do túmulo de Khasekhemui em Umm el-Qa'abEstátua da Khasekhemui, Museu Egípcio, no Cairo
Precedido por
Sekhemib
Faraós do EgitoSucedido por
Sanakht ou Nebka

Hotepsekhemui
Hetepsekhemui é o nome de hórus do primeiro rei da II dinastia egípcia e significa "os dois poderes estão em paz".
Manetão atribui-lhe um reinado de trinta e oito anos, o que não pode ser comprovado dada à falta de informações sobre este rei. A maior parte dos investigadores modernos considera mais provável um reinado de quinze ou de vinte e cinco anos. Jürgen von Beckerath situa o seu reinado entre 2828-2800 a.C., enquanto que para Jaromir Malek ele teria governado entre 2793-2765 a.C.
Não se sabe que relação este monarca tinha como Kaa, o último soberano da I dinastia. Pode ter sido o seu filho ou ter casado com uma filha sua de modo a assegurar a legitimidade real. O que se sabe é que Hetepsekhemui conclui o túmulo do seu antecessor em Abido devido à descoberto de selos com o seu nome no túmulo de Kaa.
O nome de Hórus deste rei (o mais importante dos nomes da titulatura real egípcianesta época) pode aludir a uma tentativa de pacificação entre o Alto Egipto e o Baixo Egipto, regiões que se tinham estado envolvidas em conflitos. Os "dois poderes" referidos seriam o deuses Set e Hórus, deuses padroeiros de cada uma das regiões.
Segundo Manetão, durante o reinado de Hetepsekhemui verificou-se um sismo na cidade de Bubástis, que abriu uma fenda na terra.
Hetepsekhemui abandonou Abido como necrópole real, optando por Sakara, a necrópole real da cidade de Mênfis. Do seu túmulo, descoberto em 1902 por Barsanti, conhece-se apenas a parte subterrânea, composta por uma série de galerias escavadas na rocha (desconhece-se se existiu uma estrutura superior).

Este texto é um excerto do artigo Hotepsekhemui da enciclopédia livre Wikipédia. Na Wikipédia, está disponível uma lista dos autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário